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Consumo Verde – Comportamento do consumidor responsável

Esta obra é indispensável a estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados nas áreas de Administração, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e a quem desejar produzir e consumir sem degradar o meio ambiente.

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A problemática ambiental, identificada pela poluição e pelas mudanças climáticas, fez surgir uma nova ordem mundial em que empresas, governos e indivíduos são chamados a assumir suas responsabilidades perante os desequilíbrios provocados no planeta. As empresas são responsáveis à medida que fabricam produtos que contribuem para o esgotamento acelerado de recursos naturais ou, então, quando poluem o ar, a água e o solo. Os governos são responsáveis quando não controlam essa prática das empresas ou, pior ainda, quando incentivam a produção e consumo de tais produtos e serviços. Por fim, os indivíduos são responsáveis ao consumirem produtos resultantes de uma cadeia de degradação ambiental e social. Uma vez que o tema “meio ambiente” tem norteado as discussões atuais relacionadas ao consumo, é fundamental sua inserção nas teorias relativas ao comportamento do consumidor. Relacionar a discussão do consumo responsável com as teorias já estabelecidas e aceitas nessa área representa um desafio e pode oferecer excelente ferramenta para análise de mercado.

Autores: Ricardo Ribeiro Alves, Laércio Antônio Gonçalves Jacovine, Aurea Maria Brandi Nardelli e Márcio Lopes da Silva

Páginas 134
ISBN 978857269401-8
Formato 15×22
Assunto Administração e Contabilidade, Engenharia de Produção, Florestal
Ano 2011
Editora Editora UFV

Apresentação 9

Parte 1 13
Importância do estudo do comportamento do consumidor 13

Capítulo 1 – Comportamento do Consumidor 15
Origem do Estudo sobre o Consumidor 15
Definição de Comportamento do Consumidor 16
Ética na Relação “Consumidor versus Empresa versus Sociedade” 18
Surgimento do “Consumidor Verde” ou “Consumidor Responsável” 20
Capítulo 2 – Comportamento do Consumidor e o Marketing Verde 22
As Necessidades do Consumidor e o Desejo de Comprar um Produto 22
Os Processos de Troca no Consumo 23
O Marketing a Partir da Perspectiva do Comportamento do
Consumidor 25
Surgimento da “Empresa Verde” ou “Empresa Responsável” 28

Parte 2 31
Modelo do Comportamento do Consumidor Verde 31

Capítulo 3 – Modelo do Comportamento do Consumidor Verde 33
Comportamento do Consumidor e a Microeconomia 34
Modelo do Comportamento do Consumidor Verde 39
Capítulo 4 – Influências Internas no Consumo Verde 46
Percepção Ambiental e Envolvimento 47
Exposição 50
Atenção 51
Interpretação 52
Motivação, Razão e Aprendizado Ambientais 53
Motivação Ambiental 53
Razão Ambiental 56
Aprendizado Ambiental 57
Memória Ambiental 57
Crença, Atitude e Comportamento Ambientais 63
Teoria do Equilíbrio Relacionada com a Questão Ambiental 67
Comunicação como Fator para Influenciar a Crença, Atitude e Comportamento Ambiental 69
Personalidade Ambiental 72
Capítulo 5 – Influências Externas no Consumo Verde 74
Cultura e sua Relação com o Meio Ambiente 75
Subcultura, Fatores Demográficos, Status Social e sua Relação
com o Meio Ambiente 79
Grupos de Referência, Família e sua Relação com o Meio Ambiente 82
Capítulo 6 – Autoimagem e Estilo de Vida do Consumidor Verde 87
Autoimagem do Consumidor Verde 87
Estilo de Vida do Consumidor Verde 89
Necessidades e Desejos do Consumidor Verde 90
Capítulo 7 – Processo de Decisão de Compra no Consumo Verde 91
Reconhecimento do Problema 95
Busca de Informações Ambientais 97
Avaliação e Seleção de Alternativas Ambientais 101
Escolha do Fornecedor e Compra do Produto ou Serviço Ambiental 103
Consumo, Avaliação de Pós-compra e Descarte 107
Capítulo 8 – Fatores Situacionais e Estímulos de Marketing no Consumo Verde 111
Fatores Situacionais 112
Estímulos de Marketing 113
Parte 3 117
Consumidor Verde no Século XXI 117

Capítulo 9 – Desafios para o Consumo Verde 119
Responsabilidade Social no Consumo 120
Responsabilidade Ambiental no Consumo 122
Descarte de Produtos 125
Capítulo 10 – Oportunidades e Perspectivas para o Consumo Verde 128
Do Consumo Tradicional para o Consumo Verde: mudança no comportamento do consumidor do século XXI 129
O Consumo Verde como Oportunidade de Negócio para
as Empresas 130
Um Olhar sobre as Perspectivas de Crescimento do Consumo
Verde no Século XXI 132
Referências 133